
Psiquiatria da Infância e Adolescência

O atendimento prestado na Psiquiatria da Infância e Adolescência é dirigido às crianças, adolescentes e familiares. É imprescindível reconhecer quando os sinais e os sintomas apresentados excedem os limites da normalidade e precisam de alguma abordagem. A necessidade de tratamento é uma decisão clínica complexa que leva em consideração a magnitude dos sintomas, do sofrimento do indivíduo e familiares, bem como, os riscos e benefícios dos tratamentos disponíveis. As avaliações e abordagens terapêuticas muitas vezes envolvem a criança ou o adolescente, os familiares e a escola, além da necessidade de acompanhamento de uma equipe multiprofissional. Os tratamentos propostos para este grupo de indivíduos são psicoterapias e medicação, esta, quando necessária, feita de forma segura, após criteriosa avaliação.
Atendimento em casos de:
- Alterações do desenvolvimento;
- Alterações de humor como: irritabilidade, choro excessivo, isolamento social, desinteresse nas atividades e na escola;
- Medos, fobias e ansiedades;
- Transtorno do Espectro Autista;
- Hiperatividade;
- Dificuldades escolares e problemas de aprendizagem;
- Problemas de comportamento e de conduta;
- Desordens do sono;
- Sintomas somáticos e queixas físicas inexplicáveis
A avaliação, o diagnóstico e as intervenções precoces, permitem que as crianças e adolescentes desenvolvam ao máximo suas potencialidades e assegurem sua autonomia. O tratamento psiquiátrico em qualquer faixa etária, visa à redução do sofrimento, dos prejuízos e a melhora da qualidade de vida do paciente e da família.